Você acha que tem uma boa redação e começa a blogar. E você se dedica achando que vai ser lido por muita gente. Afinal, você escreve bem. Mas na web não é assim. Primeiro porque essa sua idéia de sucesso está ligada às mídias tradicionais: programa bom é o que tem a maior audiência, jornal bom é o que todo mundo lê. E não é bem assim. Claro que há excelentes programas mainstream. Mas não só por isso, a web é uma teia, certo? Faz um esforço aí e lembra da cauda longa. É preciso pensar o sucesso de uma outra maneira, sem considerar o fator audiência. Porque a tendência é a quantidade de gente que lê o seu blog diminuir, você falar para um nicho específico. Todo mundo está blogando, tem muita coisa na web. Então por que pensar a internet como se ela fosse um grande jornal?
Mas aí você lembra dos sites e blogs que fazem sucesso na web. Eles se baseiam em duas coisas: a primeira é que a maioria das pessoas ainda tem suas definições de sucesso baseadas nas mídias tradicionais. O que isso significa? Que as pessoas buscam na web aquilo que procuram nas mídias tradicionais: credibilidade. Elas lêem as pessoas que tem coerência, que escrevem bem, que são reconhecidas pelos seus pares. Isso é muito bom e válido. Mas elas deixam de explorar o conceito teia da web. De buscar por novos escritores, blogueiros e gente que faz coisa interessante na internet. E sabe por que a maioria não faz isso? Por força do hábito, nunca tiveram que fazer isso, mas também por falta de critério para definir o que é bom e o que não é. Mas não vou entrar nessa questão educacional. A segunda razão por esses blogueiros serem muito lidos já foi dita. Eles, basicamente, dizem coisas inteligentes.
Então se você quer fazer sucesso em um meio diferente, pense no próprio de um jeito diferente.
29.7.08
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comments:
Postar um comentário